Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

‘Neste mês, vamos voltar aos melhores dias do Pacto pela Vida’, diz chefe da Polícia Civil de Pernambuco


O chefe da Polícia Civil em Pernambuco, Joselito Kehrle do Amaral, em visita ao Blog e ao Jornal do Commercio, nesta quinta-feira (30), rebateu as críticas de candidatos do PSOL ao funcionamento das delegacias no Estado e adiantou a expectativa favorável com a redução da criminalidade em novos patamares, neste final de mês, em Pernambuco.

“Este mês de agosto vamos ficar abaixo de 300 homicídios. Vamos voltar aos melhores anos do Pacto pela Vida, depois de termos mais de 500 mortes em um mês em 2017. Estamos trabalhando muito para isto. Nesta sexta-feira, encerrado o mês, nossa expectativa é fecharmos mais um ciclo com menos de 300 homicídios”, explicou.

Kehrle disse que este trabalho somente está sendo alcançado com investimento e decisão pessoal do governador Paulo Câmara.

“Foram nove delegacias de combate ao narcotráfico este ano, com um trabalho interligado com as delegacias do interior, que cuidam dos homicídios. Por isto, nós sentimos muito quando este trabalho é desqualificado”, criticou, em referência ao vídeo gravado pelo candidato a deputado do PSOL.

“A violência não pode ser usada com fins eleitoreiros. O que temos de fato é o maior investimento, temos delegacias em todas as cidades. O governo Paulo Câmara acaba de nomear 149 delegados e suas equipes, 620 agentes e 90 escrivães, além de um equipe de investigação completa. Um exemplo desta ação eficiente são os crimes sendo investigados. 

Os números falam por si. Nós temos uma taxa de 40% de elucidação. A média nacional é de 6% a 8% de elucidação. Queremos chegar a 60% como meta. Mas já hoje estamos a frente de todos os estados. A cidade de Arcoverde, por exemplo, tem uma taxa de 54% de elucidação dos crimes (entre os dias 1º de janeiro até 27 de agosto)”, observou.

“O problema é que muitas vezes o trabalho da polícia é mais demorado e as pessoas esquecem o que gerou a investigação. Veja a Operação Califados, em Boa Viagem. Nós pegamos todos os líderes de quadrilha que determinavam as mortes em favelas da Zona Sul, como a morte de dois homens queimados dentro de um carro”, citou, como exemplo.

Kehrle disse que foi o governador Paulo Câmara que promoveu a interiorização da inteligência até o Sertão do Estado e citou a Operação Sicário, nesta quinta, que prendeu um líder de tráfico que operava do Ceará vendendo drogas em Pernambuco, em especial no Agreste.

”Operações como estas mostram que a nossa Polícia Civil não deve nada a ninguém. Por isto, não podemos aceitar que venham tentar desconstruir. Aqui não se teve falta de pagamento aos policiais e contratamos mais policiais em plena crise nacional. negar estes fatos é ser leviano. Hoje nós exportamos expertise, do nosso núcleo de inteligência para o Brasil”, destacou.

Departamento de repressão ao crime organizado

Kehrle revelou que o governador Paulo Câmara vai criar um departamento de repressão ao crime organizado, chamado Draco, para combater crimes de corrupção, em 2019.

“Nós estamos fazendo a minuta para tirar do papel. Vamos ter delegacias em todas as áreas integradas do Estado. O Draco via apurar denuncias de corrupção de servidores públicos ou detentores de mandatos públicos”, adiantou

Delegacias abertas

Kerle garantiu que as delegacias funcionam 24 horas e que aquelas que não são sede de plantão ficam em funcionamento com suas permanências. “As equipes completas ficam em plantões. Se precisar de uma formalização (de madrugada), ele (cidadão) vai para os plantões ou usa a delegacia interativa. Não sendo sede de plantão, fica funcionando com permanência. Ele registra BO e tem que abrir e atender o cidadão. Veja (no vídeo do Sinpol) que ele não bate e diz que tem até policial lá dentro. A cena de um cadeado fechado é simbólica, mas não é verdade. Os registros de ocorrência de noite são muito baixos, normalmente é de dia. Se for um caso complexo, vai para a sede de plantão”, explicou.

Entenda a polêmica

Após o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) contestar a declaração do governador Paulo Câmara (PSB) sobre o funcionamento 24h das delegacias no Estado, a Polícia Civil rebateu, por meio de nota, a entidade sindical e criticou o “uso eleitoreiro” do tema da segurança pública.

“A Polícia Civil de Pernambuco pede para a população que não seja atendida de forma adequada nas delegacias, procure a ouvidoria ou corregedoria da SDS, para formalizar denúncia. A corporação ressalta ainda que trabalha incansavelmente no combate da criminalidade e trata o tema da segurança com muita seriedade e respeito com as pessoas, e rejeita qualquer uso eleitoreiro do tema”, diz a nota.

A corporação reafirmou a fala do governador ao dizer que as delegacias “funcionam 24h em regime de permanência, o que permite que a população seja atendida para o registro de ocorrência em qualquer horário e dia de semana”.

“Basta que a vítima entre em contato com os policiais que fazem a permanência no interior das DPs. Para os casos de flagrante, é preciso procurar uma das delegacias que funcionam em regime de plantão 24h, onde uma equipe completa de investigação – com delegado, agentes e escrivão – estará à disposição”, diz a nota.

Confira a nota na íntegra

“A Polícia Civil de Pernambuco esclarece que as delegacias de Pernambuco funcionam 24 horas em regime de permanência, o que permite que a população seja atendida para o registro de ocorrência em qualquer horário e dia de semana. Basta que a vítima entre em contato com os policiais que fazem a permanência no interior das DPs. Para os casos de flagrante, é preciso procurar uma das delegacias que funcionam em regime de plantão 24h, onde uma equipe completa de investigação – com delegado, agentes e escrivão – estará à disposição.

No Recife, por exemplo, existem quatro equipes de plantão 24h na Central de Plantões da capital, três equipes do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), uma na Delegacia de Boa Viagem, outra na Delegacia da Mulher de Santo Amaro, além da Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente e do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri). Totalizando onze equipes trabalhando 24 horas por dia, todos os dias da semana. O mesmo modelo de funcionamento é replicado nos municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, como também na Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado.

A Polícia Civil de Pernambuco pede para a população que não seja atendida de forma adequada nas delegacias, procure a ouvidoria ou corregedoria da SDS, para formalizar denúncia. A corporação ressalta ainda que trabalha incansavelmente no combate da criminalidade e trata o tema da segurança com muita seriedade e respeito com as pessoas, e rejeita qualquer uso eleitoreiro do tema”. (Via: Blog do Jamildo)

Blog: O Povo com a Notícia