Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Número de casos de infecção por HIV aumenta quase 10% no primeiro semestre de 2018, em Petrolina


O número de pessoas infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), causador da Aids, aumentou 8,69% nos primeiros meses de 2018, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no período de janeiro a julho de 2018, foram diagnosticados 75 novos casos de HIV na cidade, número um pouco maior que o do ano passado, quando 69 pessoas foram diagnosticadas com o vírus.

Em Petrolina, o teste rápido para detectar o HIV pode ser feito gratuitamente no Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica na Rua Joaquim Nabuco, sem número, no Centro da cidade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. Além de identificar a existência do vírus HIV, o teste também pode detectar outras infecções sexualmente transmissíveis, como as hepatites B e C, e a sífilis. O Serviço de Assistência Especializada (SAE) funciona junto ao CTA, e auxilia no tratamento das pessoas após diagnóstico positivo.

O vírus HIV prejudica o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo contra as doenças. A Aids representa o estágio mais avançado da infecção, que apesar de não ter cura, tem tratamento, o qual pode melhorar a qualidade de vida e impedir a evolução da doença. A transmissão do HIV se dá por meio de relação sexual, do contato com sangue contaminado ou também pela transmissão vertical de mãe para filho.

Atualmente, em Pernambuco, segundo a Secretaria de Saúde do estado, há mais de 8 mil pessoas infectadas pelo HIV, sendo a maioria homens.

Prevenção

A prevenção do vírus HIV e da Aids pode ser feita com o uso de preservativo nas relações sexuais; com cuidados para não compartilhar seringas, canudos, cachimbos; evitando o uso de material não esterelizado na realização de tatuagens e piercings; evitando transfusões sanguíneas sem controle rigoroso; e realizando o pré-natal durante a gravidez. (Via: G1 Petrolina)

Blog: O Povo com a Notícia