Não é só nas pesquisas. Os vídeos
em apoio a Bolsonaro e críticos ao PT estão em maior número, geram mais
visualizações e provocam reação favorável ao candidato do PSL na rede social.
Veja abaixo o amplo relatório da fundação FGV, no Rio de Janeiro.
A campanha de segundo turno das eleições presidenciais tem consolidado o
YouTube como um cenário de embate político virtual.
Em apenas uma semana, de 8 a 15 de outubro, foram identificados 991 vídeos
sobre os dois candidatos que estão na disputa, Fernando Haddad e Jair
Bolsonaro.
O volume é superior ao registrado nos três meses anteriores (de 4 de julho
a 7 de outubro), quando foram compartilhados 939 vídeos.
As publicações, que variaram bastante em teor, formato e público-alvo,
geraram 118 milhões de visualizações e tiveram Jair Bolsonaro como principal
protagonista, presente em 63% das visualizações.
Foram 498 vídeos que fizeram
referência a Bolsonaro, a maior parte deles (48%) favorável ao presidenciável,
com comentários positivos sobre sua atuação em entrevistas e/ou debates, assim
como pronunciamentos de apoio à sua candidatura no segundo turno.
Em menor volume (15%), os vídeos negativos fazem críticas ao comportamento
e a pautas defendidas por Bolsonaro.
Por sua vez, as publicações neutras (37%) corresponderam a análises do cenário
político e econômico nacional, principalmente em relação aos resultados de
pesquisas de intenção de votos e à repercussão da participação do
presidenciável em programas de rádio, TV e coletivas de imprensa.
Além disso, 58 vídeos repercutiram a cobertura da mídia internacional
sobre Bolsonaro.
Em geral as publicações apresentaram o candidato, muitas vezes
demonstrando surpresa com o desempenho do presidenciável no primeiro turno e
questionando as razões para os brasileiros elegerem um candidato que consideram
da extrema direita do espectro político.
Sobre Fernando Haddad, foram 488 vídeos que citaram diretamente o nome de
candidato, sobretudo de forma crítica a sua candidatura e/ou a sua pessoa
(50%).
Os vídeos negativos, de forma geral, desconstroem as propostas e a
personalidade de Haddad e de sua vice, Manuela D’Ávila, abordando ainda o PT, o
comunismo e o anticristianismo como aspectos negativos que seriam
indissociáveis do candidato.
Já entre as menções positivas (18%), figuraram defesas contra supostas
notícias falsas sobre o candidato, manifestações favoráveis a ele em prol da
manutenção da democracia e fragmentos do programa televisivo do partido e dos
jingles da campanha.
O conteúdo neutro (32%), por sua vez, repercutiu os resultados de
pesquisas de intenção de voto, as análises de conjuntura e os fragmentos da
cobertura midiática das eleições. Inclusive, foram ao menos 17 vídeos de
cobertura da mídia internacional sobre o candidato, sobretudo oriundos de
canais de jornais latinoamericanos.
Tanto no caso de Haddad como de
Bolsonaro, os conteúdos produzidos especificamente para o Youtube foram maioria
expressiva dos vídeos, e não reproduções de material televisivo, como
fragmentos de debates entre presidenciáveis para a TV e propagandas eleitorais.
No entanto, no caso do candidato do PT, o vídeo intitulado “RECORD
desmascara HADDAD” foi o conteúdo que obteve maior engajamento sobre o
presidenciável, somando mais de 1,7 milhão de visualizações e mais de 13 mil
comentários.
A publicação mostra trecho de reportagem do “Jornal da Record” que traz
uma fala do secretário do Ministério da Educação a respeito do “kit gay”,
acusando Haddad de ser desrespeitoso e debochado sobre assunto de grande
importância.
Entre os 10 vídeos mais vistos sobre o candidato, 9 apresentaram tom
negativo, alguns deles com fontes duvidosas e que indicam possíveis
conspirações da chapa Haddad e Manuela contra instituições e mecanismos
democráticos.
Já em relação a Bolsonaro, o
vídeo que gerou mais visualizações foi do comediante John Oliver, em inglês,
satirizando e criticando o candidato. Ainda assim, o vídeo foi o segundo mais
descurtido pelos usuários, perdendo apenas para o vídeo “COMUNISTA Miriam
Leitão no Bom Dia Brasil afirma que PT é democrático e Bolsonaro um risco”, que
recebeu aproximadamente 185 mil descurtidas.
Além disso, entre os 10 vídeos mais vistos sobre o candidato, 8 foram
favoráveis.
No ranking de vídeos mais curtidos, 8 dos 10 principais também foram
positivos, com destaque para o vídeo “Após Boulos ameaçar INVADIR sua casa,
Bolsonaro manda RECADO DIRETO aos grupos TERRORISTAS”, com 372 mil curtidas.
Blog: O Povo com a Notícia