Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 28 de outubro de 2018

Entre brigas, bolhas e boatos, medo e raiva dominam eleitores na reta final


Quando comenta os sentimentos obscuros que cercaram os brasileiros neste processo eleitoral, a psicóloga Débora Salomão, 35, diz ter pena de todo mundo.

Na pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (25), 72% dos entrevistados se disseram desanimados; 74%, tristes; 81%, inseguros. A maioria -51%- disse sentir mais medo do que esperança.

Até o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa falou em medo para justificar o voto em Fernando Haddad, no Twitter, neste sábado (27). A compaixão que a fala da psicóloga expressa não é, porém, dos sentimentos mais predominantes na campanha.

Para o cientista político Antonio Lavareda, 67, autor do livro "Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais", a equação destas eleições opõe, principalmente, medo e raiva. "Medo sobretudo usado na campanha do PT, medo do que Bolsonaro representa, medo da ditadura etc.", diz.

"Do outro lado", afirma, está a raiva dos governos petistas -"da recessão, do desemprego, da corrupção, mais a raiva por aspectos identitários". A Folha ouviu sete pessoas ao longo da última semana -três votariam em Bolsonaro, três em Haddad e uma ainda não se decidira. Todos se enquadraram em algum ponto desse espectro emocional.

Como diz Lavareda, "emoções nunca são unívocas, aparecem num 'blend'", uma mistura. A reação de cada um seguirá aquela que prevalecer. Eleitor de Jair Bolsonaro, o médico Alberto Antunes, 43, diz se identificar com a raiva "porque a coisa chegou a um ponto que não tem mais nenhuma condição de diálogo".

Ele lamenta uma campanha "pautada por uma desconstrução moral dos candidatos -o que fez com a esposa, se gosta de homossexual, se não -e não em propostas". Débora Salomão, que vota em Haddad, de certo modo concorda. Ela ressalta o papel negativo das redes sociais no debate -ou na ausência dele.

A psicóloga tinha seis anos em 1989, mas diz se recordar das discussões antes da eleição em que Fernando Collor (PRN) derrotou Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Falavam que íamos perder a casa se Lula fosse eleito. Mas a gente estava num campo democrático da conversa na rua, em casa."

Ela vê, na bolha das redes, "dificuldade de dialogar com quem é diferente, trocar ideia, talvez mudar o ponto de vista". "Bolsonaro não se dispor a ir a debates é símbolo-mor" dessa impossibilidade, diz.

Há quem veja na tal bolha o refúgio, como o estatístico Márcio Eduardo Maciel, 37.

Ele diz "não ter ideia de como funciona o submundo do WhatsApp", a rede que se tornou a maior arma da campanha deste pleito. "Não participo nem do grupo da família." Mas usa Facebook, e lá "a gente vê como se fecha".

Maciel enxerga com desagrado a reação das pessoas de bloquearem os que votam no candidato oposto. Mas se diz acovardado, preferindo manter o silêncio fora de casa. "Fico muito fechado na minha bolha, mais pró-Haddad, tenho medo de conhecer pessoas novas, de falar no Uber." Por ser gay, conta, tem muito medo de agressões nas ruas.

Maciel votou em Ciro Gomes (PDT), por achar que o PT tinha que "curar o desgaste". Agora diz que não há outra opção senão Haddad. A publicitária Eny de Oliveira, 51, afirma que não usa muito WhatsApp, mas chegou a cogitar que estivesse "falando com o espelho" ao ficar restrita às notícias no Facebook. "Todas as minhas informações de campanha vêm de lá, nem leio jornal mais."

Ela afirma ter desconfiança da mídia em geral e das pesquisas. Considera seus amigos fontes confiáveis, pois são "profissionais qualificados, professores doutores da USP".

Eny sente medo do partido de Haddad, que, diz, "agravou a corrupção endêmica do país". "O medo que eu mais escuto e também tenho é que o PT acelere o processo do socialismo aqui." Para a publicitária, uma ditadura de esquerda seria um risco real.

"Acho que Bolsonaro não tem força para derrubar a democracia, ele é limitado."  Já Lula, a seu ver, "é muito perigoso, comanda o país de dentro da cadeia". Tonica Tavares, 55, e Antonio Amado, 65, são formados em economia e trabalham como corretores imobiliários. Tavares diz ter "raiva e temor do PT na mesma proporção". A raiva, diz, é pelos "desmandos e dos investimentos que fizeram fora do país".

Como Antunes, Tavares e Amado creem que o dinheiro para obras como a ampliação e melhoria do porto de Mariel, em Cuba, com financiamento do BNDES, deveria ter sido empregado aqui. Associam os investimentos ao pendor que veem no PT pelo autoritarismo de esquerda. Para Tavares, "o país iria para uma ditadura de esquerda, já caminha para isso". Ela diz ter "pânico e pavor absoluto de que o PT continue no poder; mesmo que Bolsonaro seja um desastre". Por isso, diz que arriscará no novo.

A raiva de seu colega Amado vem de o PT "não ter coerência, negar o próprio programa". Ver neles "ódio, rancor, desejo de mandar dá um desconforto enorme". Como Tavares, ele prefere a possibilidade do novo, que diz ter podido afluir graças à campanha feita "por mídias alternativas, extremamente baratas e acessíveis". Ele e seus companheiros de voto dizem não se sentir influenciados pela profusão de mensagens no WhatsApp e atribuem o filtro à formação.

Na opinião de Antunes, os mais velhos sofrem mais a "hiperbolização das fake news". Na sexta (27), o cineasta Sandro Serpa, 43, postou no Facebook um longo desabafo.

"Eu nunca vou perdoar os que fizeram isso com a minha mãe", escreveu. "Isso" é o medo incutido, "que não vem do nada, mas de uma campanha generalizada de difamação". Ele conta à Folha que a mãe, pedagoga de 70 anos, "se informava pela TV, mas agora acho que é só internet". O eleitor do PT (que, porém, "estaria fazendo campanha pelo Alckmin") diz que só queria que a mãe não dissesse sim a algo que quer aniquilá-lo por pensar diferente -como pregou Bolsonaro. Depois de muita pressão para que a mãe mudasse o voto e de vê-la sofrer, presa na "rede de ódio e desinformação", ele desistiu e aceitou a escolha. Por amor. (Via: Folhapress)

Blog: O Povo com a Notícia