Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Ao som de frevo, Zé Pereira comemora 100 anos no Sertão


A cidade de Belém do São Francisco, no Sertão pernambucano, parou nesse domingo (10) para despedir-se do gigante mais antigo do Carnaval do País, Zé Pereira, que nasceu há exatos 100 anos no município. Ladeado pela esposa, Vitalina, o boneco de quase cinco metros de altura embarcou para o Recife, onde deve chegar no dia 27 de fevereiro para mais uma festa em homenagem ao seu centenário.

No fim da tarde do domingo, às margens do Velho Chico, artistas circenses em cima de pernas de pau convocavam os belenenses a darem adeus aos bonecos Zé Pereira e Vitalina – criados a partir de uma tradição europeia –, que deixariam a cidade naquela ocasião. Orquestras de frevo e maracatus rurais animaram a celebração, que seguiu pela noite e madrugada.

Festa

Promovida pelo Governo do Estado, através da sua Secretaria de Turismo e Lazer, a ação em Belém do São Francisco visa a descentralização da Folia de Momo em Pernambuco, promovendo a interiorização dos festejos.

“Queremos mostrar como o Carnaval pernambucano é forte também no interior; vai muito além da festa em Olinda e no Recife. Muita gente desconhece que a tradição dos bonecos gigantes nasceu aqui em Belém do São Francisco, em pleno Sertão. Não podíamos deixar passar em branco este centenário de Zé Pereira”, destacou o titular da pasta, Rodrigo Novaes.

A programação da festa no Recife ainda não foi divulgada, mas sabe-se que o casal mais longevo do Estado será recebido pelos gigantes de Olinda e da capital pernambucana ao som de muito frevo. Depois disso, retornam para casa, onde passarão todo o período momesco. “Belém, que é a terra da manga, das ilhas fluviais do São Francisco, está de parabéns por manter acesa a tradição dos bonecos, a autenticidade do nosso Carnaval”, pontuou Novaes. (Via: Jc Online)

Blog: O Povo com a Notícia