Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 29 de março de 2019

Petrolândia: Em entrevista, Rodrigo Novaes fala sobre turismo, apoio a lideranças e possíveis alianças no município

Assista o vídeo:


Na noite dessa quarta-feira (27), Petrolândia sediou o primeiro encontro do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur-PE). A 51ª reunião do Contur, órgão composto por 21 conselheiros do setor privado e 14 representantes do setor público, tem como finalidade propor diretrizes e soluções para o desenvolvimento das atividades turísticas no Estado. Com atrativos turísticos de grande potencial, o município localizado às margens do rio São Francisco, no Sertão de Itaparica, recebeu o evento, realizado no auditório da Casa de Shows Velho Chico. Secretário estadual de Turismo e Lazer, o deputado estadual licenciado Rodrigo Novaes esteve presente na reunião, ao lado da prefeita de Petrolândia, Janielma Souza. 

Na manhã de hoje (28), em continuidade à agenda do Contur-PE, Novaes participou da visita técnica a empreendimentos e locais de destaque para o turismo, incluindo a Ilha de Rarrá. Antes, porém, de retomar a agenda do trade turístico, Novaes esteve no estúdio da Web Rádio Petrolândia e Blog de Assis Ramalho, onde foi entrevistado por Assis Ramalho. O secretário foi acompanhado pelos vereadores Louro do Vidro e José Luiz (Zé Pezão), e pelo ex-vereador Fabiano Jaques Marques, membros do grupo que representa o deputado em Petrolândia.

Na entrevista, Novaes destaca seu encantamento - é a palavra usada por ele - com as belezas da região. Natural de Floresta, o secretário tem feito um esforço adicional para divulgar os atrativos e pontos turísticos do interior de Pernambuco. Sua primeira ação para dar mais visibilidade ao interior foi dar visibilidade ao boneco gigante Zé Pereira, o mais antigo do Brasil, produzido em Belém do São Francisco em 1919. O Carnaval de Pernambuco este ano foi iniciado com a presença do boneco sertanejo no Recife. Novaes afirma que pretende incluir a visita do Zé Pereira na abertura dos próximos carnavais também.

Sobre a reunião do Contur no município e a polêmica inicial em torno da limitação de vagas para representantes do setor em Petrolândia, Novaes afirmou que a reunião, "a mais longa até agora do Contur", seguiu o rito do colegiado, com temas em pauta para deliberação, talvez até enfadonho para quem assistiu sem fazer parte do órgão. Ele acrescentou que a distribuição dos convites foi feita pela Prefeitura e que, encerrada a reunião, os conselheiros ouviram representantes da região. 

Novaes também respondeu o que mudou após assumir a pasta estadual. Mudou a agenda, segundo ele. Como parlamentar, sua agenda era feita por ele, de acordo com suas prioridades. Hoje, os compromissos são determinados pelas prioridades da Secretaria de Turismo e da Empetur, órgão que ele passou a presidir pouco depois de tomar posse no secretariado estadual. Ele agora tem compromissos no próprio Estado e fora dele, no Brasil e Exterior.

Sobre o apoio às suas bases, Novaes afirma que durante as viagens e participações em eventos, continua a ouvir as demandas das lideranças locais, pois, mesmo licenciado, continua deputado estadual. 

Antes de encerrar a entrevista, Novaes foi perguntado sobre as articulações com seu grupo (oposição) em Petrolândia para as próximas eleições (prefeito), se apoiará Fabiano. O secretário afirmou que o grupo tem os nomes de Fabiano e Rogério Novaes e sobre uma possível aproximação com o grupo de governo, ele foi taxativo: "se Jane apoiar Fabiano". Em seguida, Novaes ainda acrescenta que existe a intenção de conversar com Dr. João (Lopes, ex-candidato a prefeito). Não foi marcada ainda uma reunião, mas existe o desejo de aproximação. Se for bem sucedida a aliança, a oposição será fortalecida na próxima eleição. 

Antes de iniciar sua entrevista com Assis Ramalho, Novaes conversou por telefone com uma das rádios de Petrolina. Questionado sobre a falta de dinheiro para festas, o secretário afirmou que está em reavaliação o sistema. Segundo ele, é  feito levantamento para determinar quais as principais festividades de cada município. Em Petrolina, o destaque seria o São João. Na entrevista, Novaes ainda elogiou a festa de Carnaval realizada pela Prefeitura de Petrolina e a atuação do prefeito Miguel Coelho, seu amigo. (Via: Blog do Assis Ramalho)

Blog: O Povo com a Notícia