Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 26 de abril de 2019

O santo: Crítico da reforma da Previdência, João Paulo ex-PT acumulou aposentadoria de deputado federal com cargo de deputado estadual


O deputado estadual João Paulo, ex-PT e hoje no PCdoB, foi à tribuna da Assembleia criticar a proposta de reforma da previdência.

O discurso do presidente Jair Bolsonaro (PSL), transmitido em cadeia nacional na noite da última quarta-feira (24), foi criticado pelo deputado.

O ex-petista afirmou que a reforma proposta não trará crescimento, geração de empregos e diminuição das desigualdade, como disse o governante, mas o efeito contrário.

“A reforma da previdência é, na verdade, uma ameaça ao crescimento, à redução das desigualdades e à geração de empregos. O verdadeiro rombo nas contas públicas está no gasto de mais de 40% do orçamento em juros e amortização da dívida”, afirmou o ex-prefeito do Recife.

“Ao tirar dinheiro dos aposentados, vai-se agravar o desemprego com a diminuição do consumo. Isso vai promover um verdadeiros caos social, aprofundando a miséria e a desigualdade”, diz João Paulo, que também planeja ser candidato a prefeito em 2020, em Recife ou Jaboatão.

De acordo com fontes da área política, sob absoluta reserva, apontam contradição no discurso do comunista, a partir do contracheque de João Paulo do mês de março, da sua aposentadoria especial como deputado federal.


Mesmo assumindo o cargo de deputado estadual no primeiro dia de fevereiro de 2019, segundo estas fontes da área política, João Paulo acumulou a aposentadoria como deputado federal com o cargo como deputado estadual.

Documento oficial da Câmara de Deputados, em Brasília, mostra que João Paulo recebeu em março de 2019 mais de 22 mil reais como aposentadoria de deputado federal, dois meses após tomar posse em Pernambuco, como deputado estadual.

Segundo o site oficial da Assembleia Legislativa, os deputados estaduais recebem R$ 25.322,25 de remuneração, além de várias vantagens.

“Somando a aposentadoria (federal) com a remuneração (local), João Paulo recebe 47 mil reais por mês dos cofres públicos, mas é contra a reforma da previdência”, diz a fonte, sob reserva.

João Paulo receber aposentadoria especial como deputado federal não era novidade, pois o blog já tinha recebido a informação de uma fonte petista, em março de 2018.

Na ocasião, se disse até que o “fogo-amigo” petista foi o “estopim” para João Paulo deixar o PT.

“A novidade é que ele resolveu acumular tudo, ganhando até acima do teto do STF de 39 mil reais”, dizem as fontes. “No entanto, a acumulação de João Paulo é constitucional”.

“O artigo 37 parágrafo 10 da Constituição Federal permite acumular aposentadoria dos cofres públicos com remuneração de mandato eletivo. Mas isso pode mudar com esta nova PEC da reforma da previdência”, informam as fontes.

Ano passado, a procuradora geral da República, Raquel Dodge, entrou com uma ação no STF, contra as aposentadorias especiais de parlamentares, como a de João Paulo. O STF ainda não julgou o pedido.

Por falar no deputado, ele é o entrevistado do programa 20 minutos, desde fim de semana. Ele fala sobre o rompimento com o PT, o ‘casamento’ com o PSB e possibilidades de candidaturas próprias do PCdoB nas eleições municipais. (Via: Blog do Jamildo)

Blog: O Povo com a Notícia