Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 11 de junho de 2019

Governo de Pernambuco lança nesta terça-feira programa de alfabetização


Será lançada, nesta terça-feira (11), pelo governo estadual, uma grande ação para melhorar os indicadores de alfabetização em Pernambuco. O Programa Criança Alfabetizada vai ser apresentado pelo governador Paulo Câmara no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife, às 9h30.

O objetivo é garantir que todas as crianças das escolas públicas estejam alfabetizadas até os 7 anos de idade, ou seja, ao concluir o 2º ano do ensino fundamental. Pelo menos 160 prefeitos, dos 184 municípios pernambucanos, confirmaram presença no evento.

A expectativa do governo é de que cerca de 330 mil estudantes sejam beneficiados, transformando a ação no maior programa de alfabetização já realizado na história de Pernambuco.

“Avançamos muito no ensino médio, tanto que temos os melhores indicadores, no Brasil, nessa etapa da educação básica. É importante melhorar também no ensino fundamental e a primeira fase é a alfabetização”, destaca o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio.

“Hoje Pernambuco não tem índices muito positivos na alfabetização, infelizmente. Na última Avaliação Nacional de Alfabetização, a Ana, realizada pelo Ministério da Educação em 2016, apenas 29% dos alunos do Estado tiveram o aprendizado adequado em leitura e 48% em escrita. Há Estados no País com o dobro disso. O lançamento do Programa Criança Alfabetizada é um passo importante para iniciar um novo ciclo de transformação na educação de Pernambuco”, diz Frederico.

“Vamos levar nossa experiência no ensino médio para apoiar as prefeituras no ensino fundamental”, complementa. No evento, serão apresentados à sociedade os eixos estratégicos da ação, que contará com a participação dos municípios que aderirem à iniciativa.

ADESÃO

Conforme o secretário de Educação, haverá um estande no Centro de Convenções para assinatura do contrato de adesão ao programa. O prefeito que quiser, portanto, sairá do local já com a garantia de que sua cidade será contemplada com as atividades do Criança Alfabetizada.

“Queremos trabalhar com todos os municípios para garantir que todas as crianças pernambucanas sejam alfabetizadas até os 7 anos”, enfatiza Frederico.

Blog: O Povo com a Notícia