Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 28 de julho de 2019

Criança com doença rara deixa de ter 80 crises convulsivas por dia após uso de canabidiol


Um menino de 4 anos, diagnosticado, em Fortaleza, com uma doença neurológica rara, esclerose tuberosa, deixou de ter 80 crises convulsivas por dia e passou a ter apenas duas após o tratamento com canabidiol, medicamento derivado da planta Cannabis sativa, nome científico da maconha. A informação é do G1.

O medicamento não é fabricado no Brasil, portanto, para adquiri-lo, é necessário importar o produto dos Estados Unidos, mediante autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o G1, Fernanda dos Santos, mãe de Joaquim, tem essa autorização desde 2016, quando o filho começou a fazer uso medicinal da substância. O garoto recebe 1,3 ml da medicação via oral de 12 em 12 horas, o custo mensal deste uso é de 2 mil reais.

"Ele chegou a ter 80 crises convulsivas por dia. Teve momento que eu acreditava que ninguém mais ia resolver", relatou a mãe ao G1. Segundo ela, muitas dificuldades foram enfrentadas para encontrar médicos que aceitassem utilizar o canabidiol como possibilidade terapêutica. "Chegou um momento em que me vi desesperada porque meu filho não parava de convulsionar nos meus braços. Consegui uma médica que tinha ido para um Congresso nos Estados Unidos. Eu implorei e ela aceitou tentar o tratamento".

O canabidiol é uma substância que pode ser utilizada para tratar doenças que afetam o sistema nervoso central, como a esclerose múltipla e a epilepsia. 

Blog: O Povo com a Notícia