Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Floresta: Morre o advogado Gilberto Marques que atuou no Escândalo da Mandioca, no Sertão de PE


Conhecido na década de 1970 por atuar na solução do Escândalo da Mandioca, uma das maiores fraudes do estado que desviou cerca de um bilhão e meio de cruzeiros do Banco do Brasil de Floresta, no Sertão de Pernambuco, o advogado criminalista Gilberto Marques, de 64 anos, faleceu nesta sexta-feira (20), no Recife, após ter uma parada cardíaca.

Vídeo:



O advogado estava em casa, em Boa Viagem, quando passou mal, chegou a ser socorrido para o Hospital Português, na área central do Recife, mas não resistiu. Gilberto Marques será velado e cremado em cerimônia marcada para as 17h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife.

Nas redes social, amigos lembraram da trajetória profissional do advogado e das características pessoais dele. “Foi um dos personagens mais importantes do período do fim do regime militar, peça central de momentos fundamentais da história de Pernambuco… Pessoalmente era alegre, de riso fácil e conversador”, escreveu um internauta no Facebook.


Gilberto Marques também atuou na chacina de Salgueiro, em 1985, no Caso Serrambi, cujo júri ocorreu em 2010, e no julgamento do assassinato da fisioterapeuta Tássia Mirella, neste ano.

Vídeo: 



O governador Paulo Câmara também lamentou a perda do advogado, que definu como um dos mais brilhantes do estado.

“Ele deixou para Pernambuco um precioso legado na área dos Direitos Humanos, como integrante da Comissão da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara, que investigou crimes cometidos no Estado durante a ditadura militar. Quero, neste momento, externar o meu profundo pesar e minha solidariedade aos seus familiares, amigos e colegas”, escreveu o socialista, em nota.

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco (OAB), também emitiu nota de pesar sobre o falecimento. “A OAB-PE apresenta os votos de profundo pesar pelo falecimento, nesta sexta-feira (20), do advogado criminalista Gilberto Marques, importante referência da advocacia no estado. À família e aos amigos de Gilberto, os sentimentos de todos que fazem a direção e o conselho da Ordem”.
Blog: O Povo com a Notícia