Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 22 de fevereiro de 2020

No interior de Pernambuco, a folia é dos maracatus, dos mascarados e dos Tabaqueiros


“É o melhor Carnaval em linha reta do mundo”. Quem nunca ouviu essa frase, em tom de brincadeira, dita por um pernambucano orgulhoso ao falar da festa no Estado? Sem bairrismo ou puxação de saco, é fato que Pernambuco tem várias opções para curtir o Reinado de Momo. O colorido das fantasias, a criatividade dos foliões e a animação das brincadeiras chamam a atenção do litoral ao Sertão. Nas farras do interior, reinam os caboclos de lança e mascarados que em cada canto ganham um nome diferente.

Tendo Recife como ponto de partida, o município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata, é o que fica mais próximo da capital e que oferece um Carnaval que merece a viagem. São 64 quilômetros de distância ou cerca de uma hora de carro. É um espetáculo, sobretudo, para os olhos. De domingo até terça-feira devem desfilar 106 grupos de maracatu rural. Eles partem do Parque dos Lanceiros (9h), localizado às margens da BR-408, em direção ao Centro, onde fazem as apresentações.

Outro destino de Carnaval que vale a pena é Bezerros, no Agreste, distante 102 quilômetros do Recife. A Terra do Papangu vê sua população dobrar no domingo. A expectativa é de que 120 mil pessoas estejam no município. Para receber tanta gente, a prefeitura montou sete polos de animação que vão funcionar simultaneamente. O maior de todos é o Quartel General do Frevo, ou simplesmente QG do Frevo, na Rua da Matriz, onde haverá vários shows. Elba Ramalho é uma das atrações amanhã.

Em Pesqueira, também no Agreste, o destaque é o caipora, personagem que usa estopa para cobrir o rosto. Esses mascarados podem ser vistos hoje e terça-feira. “São mais de 270 blocos e troças durante todo o Carnaval. O maior de todos é o Lira da Tarde, considerado o Galo da Madrugada do interior. Desfila domingo, segunda e terça-feira à tarde, sempre com uma multidão acompanhando”, diz a diretora de Turismo, Ariselma Araújo.

SERTÃO

Em Triunfo, no Sertão, quem domina a folia é o careta, personagem que além de mascarado usa chicotes e relhos. Na segunda é o Dia Estadual do Careta (sempre na segunda-feira de Carnaval). Natural, portanto, que eles tomem conta da cidade. São esperados mais de 200. A partir das 15h eles estarão reunidos no Alto da Boa Vista. Uma hora depois sairão num desfile até o Pátio de Eventos, no Centro.

Tabaqueiro. Você pode até nunca ter ouvido falar, mas se perguntar sobre ele em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, a 370 quilômetros da capital, vai saber que é sinônimo de folia. Os tabaqueiros são os personagens típicos do Carnaval da cidade e alegram as ruas da cidade com seu colorido e disposição.

Não existe uma vestimenta padrão propriamente dita. Eles usam máscaras diversas e fantasias coloridas que cobrem o corpo inteiro, muitas vezes até com luvas, para não serem identificados. Em comum, os chocalhos presos nas cinturas e um chicote, assim como os caretas de Triunfo. Ou seja, por onde passam é aquela barulheira.

Blog: O Povo com a Notícia