Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Saiba como se prevenir das viroses e outras doenças durante o Carnaval


Devido à aglomeração de pessoas, o carnaval é um ocasião propícia para o aparecimento de algumas doenças, como é o caso das gripes e viroses. Entre o grupo de patologias também estão à mononucleose, popularmente conhecida como “doença do beijo”, as intoxicações alimentares, a leptospirose (devido às chuvas) e as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

“Para tentar se prevenir o folião deve lavar bem às mãos, ter uma boa higiene bucal, evitar compartilhar objetos pessoais, e ter contato íntimo com responsabilidade. Além disso, é essencial manter uma boa alimentação e hidratação”, orienta a enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente da UPAE, Andreska Ferreira.

Os sintomas das viroses começam a aparecer cerca de cinco dias após a infecção. Em geral, aparece febre, congestão nasal, moleza e dores no corpo, além da dor de cabeça. Normalmente, os sintomas desaparecem em poucos dias, mas, para isso, é preciso manter a hidratação, repouso e boa alimentação.

“O uso de medicamentos sem prescrição médica pode trazer complicações, principalmente para as crianças. Alguns medicamentos podem mascarar sintomas mais graves e promover o surgimento de reações adversas que agravam o quadro clínico do paciente. Então, é bom dar preferência aos analgésicos comuns, como a dipirona e o paracetamol e evitar o uso de anti-inflamatórios e antibióticos sem indicação de um profissional“, adverte a médica e diretora de atenção à saúde do HDM, Tatiana Cerqueira

Caso os sintomas não desapareçam, o paciente deve procurar o serviço de saúde de referência para orientações e cuidados.

Blog: O Povo com a Notícia