Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Polícia Federal alerta pais para personagem da internet que estimula crianças a se mutilarem


A Polícia Federal (PF) passou a investigar um novo personagem da internet que estaria estimulando crianças a se mutilarem, além de ameaça-las. De acordo com a PF, Jonatan Galindo, o Homem Pateta, como se intitula virtualmente, o suspeito induz crianças a cometer suicídio e ensina táticas de mutilação.

A Polícia Federal também informou que as ações do suspeito ocorrem através desafios onde o personagem dá instruções e pede para que as crianças sigam. As respostas podem ser através de mensagens de texto, vídeo e até ligações ao vivo, que logo são excluídas pelas vítimas a pedido de Jonatan.

O novo personagem lembra outros casos como baleia azul, momo e o caso da rasteira. De acordo com a polícia, o Homem Pateta teve seu perfil criado inicialmente na Europa e no México em 2017, e apesar de não haver casos confirmados no Brasil, algumas contas com codinome Jonatan Galindo já apresentam conteúdo em português.


Dicas da Polícia Federal para os responsáveis

Os pais devem manter um vínculo de amizade e cumplicidade com os filhos, ter um conhecimento básico sobre internet, computação e redes sociais. Outro alerta que a PF informou é que os responsáveis devem evitar altas exposições dos filhos online, seja por fotos ou vídeos, além de acompanhar os conteúdos consumidos pelas crianças. 

Blog: O Povo com a Notícia