A mobilização integra a programação do 3º Encontro do Dia do Trabalhador e vai concentrar os participantes a partir das 8h, na sede do STTR. Na ocasião, será elaborado um abaixo-assinado, para ser entregue, por uma comissão, aos poderes executivos, nos níveis municipal, estadual e federal. De acordo com o secretário de Finanças do STTR de Sertânia, José Monteiro, a comissão pretende, ainda, envolver representações do Ministério do Desenvolvimento (MDA), nas negociações pela antecipação do Garantia Safra 2013.
Já em Ibimirim, preocupados com os efeitos da estiagem prolongada, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e o Poder Legislativo do município irão mobilizar a população para a criação do Fórum da Cidadania do Semiárido de Convivência com a Seca. O ato também será na próxima sexta-feira. A expectativa é de que estejam presentes cerca de 600 pessoas, entre lideranças da Igreja Católica, de associações comunitárias, Ministério Público, Poder Judiciário e órgãos do governo, como o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).
O Fórum, que tem como objetivo cobrar ações do governo municipal e dialogar com o Dnocs, que coordena um perímetro irrigado no município, será composto por representantes da sociedade civil e de órgãos do governo. A instância deverá cumprir uma agenda de reuniões mensais. “Esse Fórum terá como foco envolver os movimentos sociais e organizações na discussão e proposição de políticas de convivência com o Semiárido, principalmente agora, diante desta grande seca”, explica o presidente do STTR de Ibimirim, Jefferson Bernardino.
Segundo Jefferson, o Fórum deverá iniciar suas atividades pautando a ampliação e descentralização do abastecimento de água na zona rural realizada pelos carros-pipas. “Atualmente, as famílias rurais recebem água a cada 45 dias e em pontos específicos, ou seja, quem mora em comunidades difusas tem que se deslocar até o carro-pipa”, explica. A institucionalização do Fórum acontecerá no Salão Paroquial, que fica na Av. Manoel Vicente, 590. A partir das 10h.
A seca em Ibimirim - Ibimirim integra o perímetro irrigado de Moxotó, o maior de Pernambuco. Com esse potencial, o município é um dos grandes fornecedores estaduais de pescado e um dos maiores produtores de milho, melancia e banana. Com a seca, a cadeia produtiva sofreu queda de 50%. A irrigação, que era realizada três vezes por semana, foi reduzida para um dia. O açude que abastece a população tem 505 milhões de m³ de água, mas hoje opera apenas 35% de sua capacidade .
O Semiárido brasileiro vivencia a pior seca dos últimos 40 anos, quadro que vem se desenhando desde 2009. O problema, que antes atingia apenas o Sertão, se intensificou e chegou à região do Agreste e até da Mata. O número de municípios que decretaram estado de emergência chega a 132. O total de pessoas atingidas é de quase 1 milhão e 400 mil. Os dados são da Secretaria da Casa Militar de Pernambuco.
Serviço:
Mobilização por políticas de Convivência com o Semiárido em Sertânia
03 de maio
Sede do STTR de Sertânia – 8h
Contato:
José Monteiro – Secretário de Finanças do STTR de Sertânia
(87) 9243 – 5452 / 9648 – 0005 / (81) 9801 - 0440
---------------------
Formação do Fórum da Cidadania do Semiárido de Convivência com a Seca em Ibimirim
03 de maio
Salão Paroquial, Av. Manoel Vicente, 590 - 10h
Contato:
Presidente do STTR de Ibimirim, Jefferson Bernardino - (87) 3842-1646