Uma missão formada por representantes paraguaios, está participando, desde o início desta semana até a próxima sexta-feira (12), de um intercâmbio no Agreste pernambucano, a fim de conhecer a metodologia de execução do Programa Cisternas. A iniciativa é fruto de um convênio do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) com o Governo Paraguaio. O objetivo da troca de experiências é a capacitação para implantação de cisternas em áreas rurais daquele país.
Durante os cinco dias, o grupo será orientado por técnicos do ProRural, onde conhecerão todas as etapas de implantação desta tecnologia social, desde o processo licitatório de aquisição de materiais, assistência técnica operacional até a construção das cisternas. Dois pedreiros e dois mobilizadores sociais fazem parte da comitiva, que veio acompanhada por técnicos do MDS.
O curso para construção dos equipamentos e fabricação de bombas manuais acontece na comunidade Chambá, no município de Riacho das Almas, no Agreste Central. Na sexta-feira (12), acorre o encerramento do intercâmbio, com a entrega de uma cisterna construída durante a capacitação. O evento será às 10h na localidade e contará com a participação do secretário executivo de Agricultura Familiar, José Claudio.
Projeto Cisternas – O Programa Cisternas é executado no Estado, por meio de convênio entre a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária com o Ministério de Desenvolvimento Social. A ação prevê a construção de 31 mil unidades de cisternas de primeira água, destinadas ao consumo humano. O projeto tem como público alvo as famílias de baixa renda moradoras de áreas rurais e atende a meta de universalização do acesso a água, até o final de 2014, estabelecida pelo Governo do Estado. Até o momento, o Governo já entregou 19,5 mil cisternas.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Jornal do São Francisco