Socialite.activate (elemento, 'Widget');

Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

No Brasil, mulher jovem consome mais cocaína que maconha

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (26) mostra que a proporção de brasileiras jovens que consomem cocaína é maior que a de usuárias de maconha. Os dados são do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado nesta quarta-feira (26) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, o fenômeno é raramente observado em outros países. 

O estudo contou com 4.600 entrevistados com 14 anos ou mais de 149 municípios brasileiros. As entrevistas consideraram o uso no ano anterior à pesquisa, que foi feita em 2012. 

Cerca de 2% das mulheres com até 25 anos relataram ter usado cocaína, e 1,4%, maconha. Entre os homens da mesma faixa etária, as proporções foram de 5% e 8,3%, respectivamente.

"Há algo acontecendo com essa geração de meninas", alerta o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador do levantamento. Ele fala que o estudo não é analítico, mas que, diante dos números, autoridades precisariam tomar algumas medidas: "Quem precisa analisar e pensar como mudar isso são os responsáveis pela política pública do país. Eu me pergunto como será o futuro dessas meninas".

Para a psicóloga e doutora em psiquiatria Ilana Pinksy, e uma das responsáveis pelos estudos, as mulheres estão ascendendo socialmente e isso traz o lado bom e ruim: "É um efeito colateral. Elas estão trabalhando mais, estudando mais, tornando-se mais independentes. Quando saí para pesquisar, vi muitos grupos só de mulheres bebendo, algo que não era tão comum até poucos anos atrás".

Ela também lembra que o corpo feminino sofre mais com os efeitos das drogas e que as meninas, assim, estão se submetendo a riscos ainda maiores que os meninos. (UOL)

Blog: O Povo com a Notícia