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quarta-feira, 25 de março de 2015

Após notificação do Conar, Petrobras é obrigada a suspender propaganda

A Petrobras informou na manhã desta quarta-feira (25), em resposta ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, ter recebido, no fim da tarde de segunda-feira, 23, a notificação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pedindo a mudança na propaganda "Petrobras - Ontem, hoje e sempre superando desafios. Todos eles". A estatal afirmou ainda que providenciou a suspensão imediata da publicidade em todas as mídias. "A companhia está analisando as informações recém recebidas para definir que procedimento irá adotar", informou, por meio da assessoria de imprensa.
O deputado federal José Carlos Aleluia, presidente do Democratas na Bahia, ironizou a maneira com que a empresa lidou com a situação. "Ganhamos a ação com velocidade, mas até para atender uma determinação de um conselho regulatório a Petrobras se enrola toda. Disse que demorou 12 dias para receber uma notificação e aproveitou para infestar a imprensa e a internet das peças ilegais onde tenta relativizar o maior escândalo de corrupção de sua história. Agora a pergunta: a Petrobras vai ressarcir estes doze dias de intensa veiculação de publicidade ilegal? O Conar vai multar?”, questionou.

Na terça-feira, 24, a Petrobras havia informado ao Broadcast que aguardava a comunicação do conselho. O Conar, por sua vez, disse que já havia encaminhado à companhia e a suas agências de publicidade, via Correios, a comunicação oficial sobre o resultado do julgamento, realizado no último dia 12, em que foi determinada a mudança na propaganda.
O conselho analisou reclamação apresentada no início do ano pelo deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA). O congressista disse que a peça publicitária pode provocar confusão ao mencionar fatos históricos com os desafios que surgiram por causa das denúncias de corrupção na empresa. Aleluia cita que a campanha relaciona a descoberta dos primeiros poços de petróleo, ou mesmo do pré-sal, com as consequências da Operação Lava Jato na empresa.
No julgamento, o conselho determinou que a propaganda pode levar à confusão ao serem apresentados, de maneira equivalente, os desafios atuais, decorrentes de denúncias, aos entraves históricos já vencidos pela empresa.
Diante da decisão do Conar, a Petrobras foi notificada na segunda-feira às 16h13 e solicitou no mesmo dia às três agências de publicidade que a atendem (Heads Propaganda, FCB Brasil e NBS) a retirada do conteúdo de circulação. Segundo documentos encaminhados pela estatal à reportagem, a campanha publicitária não foi ao ar desde terça-feira (24).
O conselho não estabelece multas para o não cumprimento de suas determinações, mas os veículos de comunicação são frequentemente notificados sobre as decisões, e a praxe é cumprir as recomendações do Conar. Também não havia sido fixado um prazo para a mudança. A Petrobras diz ter até o dia 6 de abril de 2015 para recorrer da decisão.
Comunicação Institucional
A Petrobras também informou na nota que Luís Fernando Nery está à frente do cargo de gerente executivo de Comunicação Institucional da estatal. Ele foi nomeado pela diretoria da Petrobras na sexta-feira, 20, dois dias após o afastamento de Wilson Santarosa, no posto desde 2003. Sindicalista de carreira, Santarosa havia sido indicado pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e era considerado um homem do Partido dos Trabalhadores (PT) na estatal.
A Gerência de Comunicação Institucional é responsável por patrocínios, contratos de publicidade, atendimento à imprensa, e planejamento institucional da marca. No último ano, contou com um orçamento de aproximadamente R$ 1,2 bilhão. (Estadão)
Blog: O Povo com a Notícia