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quarta-feira, 30 de março de 2022

BOLSONARO: Presidente reduz vantagem de Lula em 2º turno, diz pesquisa

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a intenção de voto na disputa pela Presidência, segundo pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (30) pelo site Poder360. Apesar disso, a distância entre o petista e o atual mandatário no segundo turno é de 12 pontos percentuais, a menor já registrada pelo instituto no ano. Em janeiro, a diferença era de 22 pontos.

Para o primeiro turno, Lula aparece com 41% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 32%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Os ex-ministros Ciro Gomes (PDT), tem 7%, e Sergio Moro (Podemos), 6%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 3%; o deputado André Janones (Avante), 2%; o governador do Rio Grande do Sul (PSDB), Eduardo Leite, e a senadora Simone Tebet (MDB) têm 1% cada.

Vera Lúcia (PSTU) e Luiz Felipe d'Ávila (Novo) não pontuaram. Brancos e nulos somam 5% e aqueles que não sabem em quem irão votar são 2%.

pesquisa do PoderData foi realizada com recursos próprios da empresa do grupo Poder360 Jornalismo, de 27 a 29 de março de 2022, quando foram entrevistadas por telefone 3 mil pessoas a partir de 16 anos de idade. O levantamento foi feito em 275 municípios das 27 unidades da federação. O intervalo de confiança é de 95%, segundo o instituto, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-06661/2022.

Veja abaixo o cenário de 1º turno:
Lula (PT): 41%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Sergio Moro (Podemos): 6%
João Doria (PSDB): 3%
André Janones (Avante): 2%
Eduardo Leite (PSDB): 1%
Simone Tebet (MDB): 1%
Luiz Felipe d´Ávila (Novo): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
Brancos/nulos: 5%
Não sabem: 2%

No segundo turno, Lula aparece com 50% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 38%. O cenário de segundo turno entre os dois foi o único testado pela pesquisa. 
Lula (PT): 50%
Jair Bolsonaro (PL): 38%
Brancos/nulos: 9%
Não sabem: 3%
Metodologia

O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.

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