Na manhã desta terça-feira (15), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) deflagrou a Operação KÉFALE, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada em tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios. A ação ocorre simultaneamente em Pernambuco e em mais dez estados do país.
As investigações apontam que o grupo operava com rotas internacionais de entorpecentes, tendo como principal centro de distribuição a região de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, além de manter ramificações na capital e na Região Metropolitana do Recife. A quadrilha possuía uma cadeia de comando bem definida, com ordens partindo de líderes localizados em vários estados e conhecida pela atuação violenta nas áreas sob seu domínio.
Ao todo, estão sendo cumpridos 60 mandados de prisão preventiva e 49 de busca e apreensão, além de medidas para bloqueio de bens do grupo. Os alvos da operação se espalham pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia.
Mais de 400 agentes de segurança participam da operação, que é coordenada pela FICCO/PE, formada por representantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Secretaria da Defesa Social de Pernambuco e Secretaria Nacional de Políticas Penais.
As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Ipojuca. Segundo as autoridades, a Operação KÉFALE visa desarticular a estrutura da facção, frear suas atividades ilegais e reunir novas provas que fortaleçam os processos em curso.
A operação marca o ponto culminante de um trabalho investigativo integrado e reforça a atuação conjunta das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado em Pernambuco e no Nordeste, com foco especial em áreas de grande apelo turístico.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.