O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse em entrevista ao programa Mais Você da Rede Globo que o tarifaço afeta mais de 35% dos produtos brasileiros exportados, outros 45% ficaram de fora das medidas e 20% seguem regras que valem para o mundo todo. Ele revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está aberto ao diálogo com o governo dos Estados Unidos.
"Não criamos o problema, estamos tentando resolver", afirmou. Alckmin garantiu que as negociações continuam e está otimista que terá avanços nas conversas, já que as tarifas não só prejudicam a economia e os empregos no Brasil, mas os americanos, que irão pagar caro por produtos taxados.
"Tem caminho, tem espaço [para negociação]", disse. Segundo o vice-presidente, o comércio exterior e as exportações têm uma grande importância e gera empregos para o Brasil.
O vice-presidente destacou que o governo já elaborou um plano, que passará ainda pelo crivo do presidente Lula, e que foca no emprego e na produção. Ele elencou que os principais setores que serão impactados com o tarifaço são os de pescados, frutas, carne bovina e, especialmente, a indústria.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram