Socialite.activate (elemento, 'Widget');

Páginas

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Concurso Policia Cívil de Pernambuco: Secretário anuncia convocações e novo edital

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, falou sobre o concurso PC PE em entrevista nesta última terça-feira, 15. De acordo com ele, do último edital, ingressarão até 890 aprovados.

Inicialmente, o edital foi publicado com 445 vagas, sendo 150 para agente, 150 para escrivão e 45 para delegado. Em seguida, houve um aditivo para dobrar a oferta e chamar mais 445 aprovados, com a mesma distribuição dos cargos.

Segundo o secretário, não haverá mais ingressos para além desses quantitativos. A ideia é finalizar as convocações e iniciar o planejamento de um novo concurso público.

“Não haverá outros chamamentos. Nessa segunda turma de convocados, a gente encerra e forma esse efetivo, dá posse e, logo em seguida, nós deveremos abrir um novo concurso para recompletar ainda mais o efetivo da Polícia Civil”, disse o secretário, em entrevista à rádio CBN Caruaru.

Desde o início de 2024, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, tinha anunciado que o concurso PC PE teria o dobro das vagas iniciais, respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Assim, em vez de 445, poderemos chamar até 890 novos agentes, escrivães e delegados, respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse a governadora Raquel Lyra.

De acordo com o edital do concurso, publicado no final de 2023, as 445 vagas imediatas para a Polícia Civil foram para agente, escrivão e delegado.

Para os cargos de agente e escrivão, o requisito foi o nível superior em qualquer área. Todas as carreiras também exigiram Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria “B“.

Para ingressar no cargo de delegado era necessário ter o nível superior em Direito, além de prática jurídica de, no mínimo, três anos.

Na ocasião, o salário inicial do escrivão e agente era de R$4.700, enquanto a remuneração inicial do delegado era de R$10.930,51.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram