O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o crime organizado. De acordo com o parlamentar, a comissão vai buscar entender a expansão e o funcionamento das facções no Brasil.
“A comissão irá apurar a estruturação, a expansão e o funcionamento do crime organizado, com foco na atuação de milícias e facções. É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, disse.
A comissão deverá ficar sob a relatoria do senador Alessandro Vieira (MDB-RS), além de ter nomes como Jaques Wagner (PT-BA) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como membros do colegiado.
O anúncio da CPI, que começará os trabalhos já na próxima terça-feira (4), acontece um dia após a megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, que deixou 132 mortos.
Na terça-feira (28), o presidente do Senado havia manifestado apoio as ações de segurança que combateram a facção criminosa. “O Congresso Nacional seguirá atento ao desenrolar da crise e coloca-se à disposição para contribuir, de forma responsável e democrática, com soluções legislativas que fortaleçam a segurança pública, o combate ao crime organizado e a proteção da vida dos brasileiros”.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagra
