Socialite.activate (elemento, 'Widget');

Páginas

sábado, 27 de dezembro de 2025

Brasil e EUA firmam pacto para 'asfixiar' financeiramente o crime organizado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, encaminhou aos Estados Unidos a documentação necessária para firmar um acordo de cooperação para combater o crime organizado. Segundo técnicos que atuam nas discussões, o objetivo é permitir o rastreio automático de movimentações financeiras suspeitas de lavagem de dinheiro. As informações são da coluna de Júlio Wiziack, no portal UOL.

De acordo com a publicação, cargas e contêineres que deixarem os portos e aeroportos dos EUA também poderão ser revistadas antes de deixarem o país rumo ao Brasil. Inicialmente, a cooperação deve investigar 17 fundos sediados nos EUA e cerca de 40 fundos de investimentos brasileiros.

O pacto será firmado depois da interdição da refinaria de Manguinhos, do empresário Ricardo Magro. Ele é apontado pelo governo brasileiro como o maior devedor do país, o que ele nega.

O empresário, que mora em Miami (EUA), contesta as cobranças e autuações impostas pelos fiscos estaduais e federais, que somam R$ 26 bilhões.

O acordo foi acertado no início de dezembro, após um telefonema de Lula ao presidente dos EUA, Donald Trump. Os detalhes foram combinados em uma conversa entre Haddad e o embaixador norte-americano interino no Brasil, Gabriel Escobar.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram