O horário eleitoral gratuito das eleições gerais de 2026 começou nesta sexta-feira (28) com uma disputa marcada por críticas entre os principais candidatos à Presidência da República. Nas primeiras inserções exibidas no rádio e na televisão, as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) partiram para o confronto direto.
A propaganda eleitoral será transmitida durante 35 dias, até 1º de outubro, três dias antes do primeiro turno, marcado para 4 de outubro. Na estreia, a campanha do pestista apresentou uma peça que faz críticas à trajetória política de Flávio.
O material afirma que o senador iniciou a carreira como "funcionário fantasma" e relembra as acusações relacionadas ao caso das chamadas 'rachadinhas'.
A estratégia do PT é apresentar o adversário como um político associado a episódios controversos antes de avançar para a disputa pelo voto. A propaganda também busca explorar a trajetória de Flávio na política e sua ligação familiar com o ex-presidente Jair Bolsonaro, preso por tentativa de golpe de Estado.
Do outro lado, o candidato do PL utilizou seu primeiro programa na televisão para atacar Lula e associar o presidente a governos e lideranças do chavismo na Venezuela. A peça questiona a relação do petista com o regime venezuelano e menciona diferentes episódios e personagens relacionados à trajetória política de Lula.
Entre os pontos citados estão o produtor de um filme sobre o presidente, operações de financiamento do BNDES e declarações atribuídas aos marqueteiros João Santana e Mônica Moura sobre pagamentos em dinheiro vivo.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
Assista:
A propaganda eleitoral em rede será transmitida de segunda a sábado, alternando entre os cargos em disputa. Considere a divisão a seguir:
Presidente da República - 12 minutos e 30 segundos por bloco
- Rádio: das 7h às 7h12 e das 12h às 12h12
- TV: das 13h às 13h12min30s e das 20h30 às 20h42min30s.
Qual será a duração de cada candidato à Presidência?
O tempo dado aos candidatos à Presidência não é o mesmo. De acordo com a estimativa do TSE, a distribuição será a seguinte:
- Lula (PT): 5 minutos e 31 segundos para a Coligação Brasil Pronto para Mais (PT). Além do PT, a coligação é formada por PCdoB, PV, PDT, PSB, PSOL e Rede.
- Flávio Bolsonaro (PL): 4 minutos e 20 segundos.
- Ronaldo Caiado (PSD): 2 minutos e 2 segundos.
- Augusto Cury (Avante): 35 segundos
- Renan Santos (Missão), Zema (Novo) e outros candidatos à Presidência não terão espaço na propaganda eleitoral gratuita em rede, pois seus partidos não atenderam aos requisitos definidos pela cláusula de desempenho.
