Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Delegacia da Mulher do Sertão sai do papel em 2016; garante governo e deputados

Na sala de reuniões do Palácio do Campo das Princesas, no Recife-PE, nesta terça 1º, a Frente Parlamentar por Serra Talhada, composta por 8 (oito), vereadores: Sinézio Rodrigues (PT), Vera Gama (PHS), Dedinha Inácio (PMDB), Pinheiro (PTB), Dr. Barbosa (PSB), Manoel Enfermeiro (PT), Nailson Gomes (PSC) e Dr. Gilson (PSD) avançaram em cobrar ao governo de Pernambuco a instalação de uma Delegacia Mulher em Serra Talhada.

Os parlamentares receberam o reforço das Câmaras Municipais de Flores, Triunfo, Mirandiba, Betânia e Floresta; esta representada por Bia Numeriano (PSDB), além dos deputados estaduais, Augusto César (PTB); Rogério Leão (PR); Rodrigo Novaes (PSD) e Lucas Ramos (PSB).

Justificando o momento de crise que vive o país e consequentemente as dificuldades financeiras do Governo de Pernambuco, o Secretário da Casa Civil, Antônio Figueira justificou que só será possível atender o pleito em 2016.

“Dentro do nosso planejamento tem a questão da interiorização das delegacias das mulheres. Agora, a situação que atravessa o país, fez com o que, o que estava planejado pra este ano, vai ficar para o próximo ano. Agora, é um compromisso de campanha e vou encaminhar para Secretaria da Mulher pra que coloque como prioridade a Delegacia da Mulher para o Sertão”, garantiu.

O deputado Augusto César (PTB) defendeu que a Delegacia da Mulher não é especificamente de Serra Talhada e sim da região.  

“Serra Talhada está num posição extremamente estratégica, para que possa atender mais 30 municípios daquela região. É uma ação que a gente vem tentando e batalhando há muito tempo. Os casos que aparecem nas secretárias que não especificas para o caso, já são suficientes”, explicou.

Preocupado com uma possível retaliação por parte do Governo por se tratar de um município gerido por uma bandeira petista; o parlamentar Pinheiro (PTB) externou: “Espero que sejam realizados os melhores critérios, que reúna as melhores condições para ser instalado este equipamento”.

Vera Gama (PHS) idealizadora da Frente Parlamentar por Serra Talhada, e  que vem cobrando o equipamento há mais de quatro anos, argumentou.

“A gente sabe que muitas mulheres não vão procurar a delegacia comum por se sentir constrangida, ao ser atendida pelo um homem. Eu acho necessário e nós estamos precisando muito”, reforçou a vereadora humanista.

Já o vereador Sinézio Rodrigues (PT) reforçou a justificativa do Dep. Augusto César, pontuando e alertando para o clamor que se ecoa na região.

“Serra Talhada congrega as demais cidades, geograficamente está bem posicionada; a demanda realmente é muito grande, neste aspecto, justamente por falta de um equipamento deste porte. Essa questão de gênero está latente, e as mulheres cada vez têm cobrando...na verdade estamos externando aqui uma ansiedade da população”, falou Rodrigues.

Buscando uma solução em curto prazo, o Dep. Rodrigues Novaes (PSD) sugeriu instalar o equipamento no mesmo prédio da delegacia de polícia civil da cidade.

“A estrutura da delegacia de lá, comportaria uma delegacia da mulher. Então, na verdade, não é o custeio de mais uma delegacia, e sim os profissionais que iriam trabalhar nesta estrutura; sem que seja necessário alugar um prédio. Espero que o governo possa dá uma resposta o mais rápido possível”, sugeriu.

Após a sugestão de Novaes, Lucas Ramos (PSB) explicou que “não há possibilidade de emenda para custeio pra este fim; e sim para obras”. Ficando, acertado o comprometimento a indicação de emendas parlamentares dentro do orçamento anual de 2016 para construção da Delegacia da Mulher do Sertão. (Via: St+Notícias/Júnior Campos)

Blog: O Povo com a Notícia