Após o resultado das eleições municipais de 2024, a esquerda tenta recolher os cacos do que sobrou. Isso, porque PT, PDT, PSB, PCdoB e PSOL tiveram uma queda expressiva de candidaturas eleitas a prefeito após 12 anos. O número de prefeitos eleitos por esse espectro político caiu pela metade. As informações são de O Globo.
Há 12 anos, os partidos de esquerda elegeram juntos 1.468 prefeitos, a maioria petistas. Nas eleições deste ano, esse número caiu para 724. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu, na última sexta-feira (11), que é preciso “rediscutir” o papel eleitoral do PT.
Analistas dizem que a eleição de 2024 foi uma manutenção do cenário de 2020, que já tinha apresentado resultados desfavoráveis para a esquerda. Assim, nasce uma necessidade de se reconectar com a camada mais pobre da população e realinhar o seu discurso para mudar o cenário que está sendo desenhado.
Um estudo da Fundação Perseu Abramo, braço político do PT, em 2017, já havia mostrado esse cenário. Em entrevistas na periferia de São Paulo, a Fundação identificou que parte da população mais pobre estava numa verve empreendedora e individualista, alinhada com a ascensão de igrejas neopentecostais nesses espaços.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.