Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Ex-reitor de Universidade Federal é punido por chamar Lula de “ladrão”

A Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República decidiu punir Janir Alves Soares, ex-reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por realizar comentários ofensivos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ex-reitor chamou o presidente de “ladrão”, “corrupto” e “descondenado”. Janir também foi punido por participar do bloqueio de uma rodovia em Minas Gerais, após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Reprodução

Segundo a Comissão de Ética, Janir faltou com “decoro” e “urbanidade”. O professor também usou o cargo que ocupava para “endossar suas manifestações de cunho político-partidário”.

Em vídeo publicado nas redes sociais dias antes das eleições de 2022, Janir critica o Partido dos Trabalhadores (PT) e o então candidato Lula. No vídeo, ele chegou a parafrasear o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. 

“A gente percebeu ao longo daqueles 16 anos – não é fala minha, é do Gilmar Mendes, excelentíssimo ministro do Supremo Tribunal Federal – que durante o governo do PT instaurou-se a cleptocracia no país”, disse o professor.

No mesmo vídeo, o ex-reitor exaltou o governo federal da época.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.

“Em verdade, essa alusão ressoou como um pedido de voto implícito ao então Presidente da República e candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro”, avaliou a Comissão de Ética.

Reprodução