Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Nordeste: Adolescente infrator faz prova para ingressar no instituto federal de dentro de centro socioeducativo

Um adolescente apreendido em um centro de atendimento socioeducativo (Case), em Natal, no Rio Grande do Norte, se tornou o primeiro a realizar uma prova para ingressar no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de dentro de uma unidade, no último domingo (20). A avalição é válida para uma vaga em cursos técnicos integrados da instituição. As informações são do g1.

A inscrição foi feita pelo adolescente antes dele ser apreendido. Segundo a subgerente técnica da Fundase, Ana Rosa, a fundação avaliou a possibilidade do jovem fazer a prova presencialmente, mas a realizadora do exame se dispôs a enviar uma equipe para que fosse feita diretamente do centro.

“Preferimos o que fosse melhor para o adolescente. [A prova na unidade] deu super certo. Ele estava se preparando, o professor da escola deu muito apoio nesse período. Ele conseguiu fazer a prova toda e a redação dentro do tempo determinado”, contou.

O processo contou com três provas: Língua Portuguesa (20 questões de múltipla escolha); Matemática (também com 20 questões de múltipla escolha) e Produção Textual. “Além de ser inclusiva, a ação pode gerar uma mudança de vida para o jovem atendido. No caso de aprovação, abre uma possibilidade real de estudar em uma das melhores instituições de ensino do estado e do país, além de uma formação profissional e possibilidade de carreira”, avaliou o coordenador de acesso discente do IFRN, professor José Everaldo.

Ao todo, são 3.656 vagas disponíveis, distribuídas entre os 21 campi do Instituto, com ingresso no primeiro semestre de 2025. As pessoas concorrem pela lista geral e pelas listas específicas, conforme o sistema de cotas.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.