Nem mesmo com a Presidência da República e candidatos se apresentando como os legítimos aliados de Lula nessas eleições, o PT de Pernambuco não conseguiu um bom resultado nas urnas no pleito eleitoral deste ano. Apenas 6 municípios em todo Estado elegeram prefeitos do partido do presidente Lula, o resultado mostra claramente que a legenda precisa rever sua forma de fazer politica e renovar o quadro de lideranças.
Foram eleitos neste domingo os seguintes prefeitos pelo PT: Edmilson da Bahia (Correntes); George de Sidney (Granito); Branco de Geraldo (Jurema); Gildo Dias (Sairé); Marcia Conrado (Serra Talhada) e Flavio Marques (Tabira). Ainda há possibilidade do candidato Vinicius Castello da cidade de Olinda ampliar esse número, uma vez que ele foi o mais votado no 1º turno e pode se tornar prefeito da cidade se vencer o 2º turno.
A vitória de Marcia em Serra Talhada não pode nem de longe ser atribuída ao partido do presidente Lula, uma vez que sua campanha teve mais visibilidade através de Raquel Lyra e João Campos. Lembrando ainda que em 2022 Marcia optou por não seguir as orientações da legenda, ou seja, ela não precisa da estrela do PT porque já tem sua própria estrela politica. Semelhantemente, em Granito o nome do atual prefeito é bem maior que o da sigla.
Quem deu de lapada no PT nessas eleições de 2024 em Pernambuco, foi à própria governadora Raquel Lyra (PSDB) e João Campos (PSB). Outros dois lideres que saíram muito bem, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil) e o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos). Lembrando que em 2026 tem eleição estadual, analisando o cenário atual não tem vaga para nomes do PT em composição de majoritárias.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.