O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, colocou uma condição para que o partido apoie candidatos nas eleições para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado: anistiar Jair Bolsonaro. A legenda quer que o ex-presidente volte a se tornar elegível para disputar a eleição presidencial de 2026.
“A [proposta] a anistia não trata do assunto do Bolsonaro, nós vamos ter que fazer isso no andamento, no andar da carruagem. Temos que por isso na pauta do presidente da Câmara e do presidente do Senado a ser eleito para ter o nosso apoio”, disse Valdemar, em entrevista à CNN, concedida nesta quinta-feira (17).
O projeto, conhecido como PL da Anistia, está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e propõe o perdão de quem participou, fez doações ou apoiou os atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023.
Valdemar disse que a proposta ainda não contempla Bolsonaro, mas que a bancada do partido na Câmara vai “lutar” para fazer ajustes no texto.
“Vamos incluir o Bolsonaro, vamos lutar para incluir o Bolsonaro nisso porque a condenação dele foi simplesmente absurda, só porque ele conversou com os embaixadores e disse que ela contra a urnas. Isso é uma opinião dele que tem que ser respeitada. Então, por isso, deixaram ele inelegível. Isso não existe no mundo, no planeta. Nós vamos reverter isso aí”, disse o presidente do PL.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.