O prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru, foi afastado de suas funções por 30 dias após a deflagração da operação policial intitulada “Pactum Amicis”, realizada na manhã desta quinta-feira (3). A operação, conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco, visa desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes como corrupção ativa e passiva, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.
A investigação teve início em abril de 2022 e, desde então, busca identificar e combater práticas ilícitas que estariam ocorrendo na administração pública local. De acordo com a Polícia Civil, a operação cumpre um mandado de prisão, além de quinze mandados de busca e apreensão domiciliar. Também foram determinadas medidas cautelares, como o sequestro de bens, bloqueio judicial de ativos financeiros e a suspensão do exercício de função pública.
Em nota oficial, a Prefeitura de Pesqueira informou que o pedido de afastamento foi feito devido à relação do prefeito com a investigação, uma vez que Marcos Xukuru havia exercido o cargo de secretário no período em que os crimes estariam sendo cometidos. A defesa do prefeito, por sua vez, negou qualquer envolvimento com as práticas investigadas, alegando que as acusações são infundadas e que o afastamento é parte de uma suposta perseguição política.
O caso gerou grande repercussão na cidade e em toda a região do Agreste de Pernambuco. A Polícia Civil, por meio do delegado Jeová Miguel Filho, titular da 3ª Delegacia de Combate à Corrupção de Caruaru, anunciou que mais detalhes sobre a operação serão divulgados em uma coletiva de imprensa marcada para sexta-feira (4), na capital pernambucana.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.