O Governo Federal avisou que mais de 10 milhões de brasileiros têm R$ 26,3 bilhões esquecidos na conta do antigo fundo PIS/Pasep. O resgate desse dinheiro já é possível desde 28 de março, mas muitas pessoas ainda não sabem ao certo como fazê-lo.
De acordo com reportagem de o portal g1, “o governo calcula que o saldo médio disponível para saque é de R$ 2,8 mil por pessoa, mas o montante varia de acordo com o tempo trabalhado e o salário recebido na época. Os valores estão corrigidos pela inflação. Se o ressarcimento não for solicitado até setembro de 2028, os valores serão definitivamente incorporados ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de saque”.
Por isso, segue, logo abaixo, um descritivo do passo a passo para conferir se há saldo positivo em sua conta.
Para consultar se há saldo disponível na conta acesse o site http://repiscidadao.fazenda.gov.br/; clique em "entrar com gov.br" (caso não tenha uma conta, é preciso fazê-la no gov.br); faça login com seu CPF e senha, e clique em "autorizar"; informe o NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário. Ele pode ser encontrado na carteira de trabalho, no extrato do FGTS, no site Meu INSS e no CadÚnico, entre outras opções; clique em "pesquisar". E, se você tiver valores a receber, o site vai orientá-lo sobre as próximas etapas, conforme explica o portal g1.
De acordo com a reportagem, após a solicitação, a Caixa Econômica Federal vai analisar a solicitação e encaminhar os dados para o Ministério da Fazenda. “O pagamento será realizado diretamente na conta bancária do interessado na Caixa ou por meio de conta poupança social digital, de acordo com o calendário a seguir”.
Calendário de pagamentos do dinheiro esquecido no antigo fundo PIS/Pasep
Vale salientar que a plataforma Repis Cidadão também ensina o procedimento para retirar o dinheiro.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.