O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) que irá aplicar tarifas de importação de 10% aos produtos oriundos do Brasil. A medida é parte do pacote de tarifas sobre produtos importados, um “tarifaço global”.
De acordo com o republicano, a ação visa promover a produção doméstica e corrigir o que o governo norte-americano classifica como práticas comerciais desleais.
A primeira medida anunciada por Trump foi a taxação de 25% em cima de automóveis de países europeus e asiáticos a partir desta quinta-feira (3). “A partir de meia-noite, nós vamos impor tarifa de 25% para todos os automóveis importados”, disse o presidente.
O tarifaço faz parte das promessas de campanha do republicano e é chamada por ele de “Dia da Libertação”, pois, segundo o presidente, ajudará os EUA a reduzir a dependência de importações.
O governo brasileiro já sinalizou que pode recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) e, se necessário, adotar retaliações contra produtos americanos.
No Brasil, setores como aço e alumínio, já sob tarifas desde março, estão em alerta. O presidente Lula criticou a decisão e afirmou que o país não ficará sem resposta, indicando possíveis medidas de retaliação.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.