Socialite.activate (elemento, 'Widget');

Páginas

sábado, 19 de julho de 2025

Lula critica sanção dos EUA a ministros do STF: “Medida arbitrária”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou uma nota à imprensa neste sábado (19) lamentando a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar o visto de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciado na última sexta-feira (18). 

A decisão dos EUA foi tomada horas depois da operação da Polícia Federal (PF) contra Jair Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes ter determinado medidas cautelares contra o ex-presidente brasileiro. 

Inicialmente, o Departamento de Estado dos Estados Unidos havia suspendido o visto apenas de Moraes por ter criado um “complexo de perseguição e censura [contra Bolsonaro] tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros”. No entanto, o governo dos EUA decidiu impor a mesma sanção contra outros sete ministros do STF. Apenas André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques não dvem ter os vistos revogados.

Na nota, Lula se solidariza com os  ministros do STF atingidos pela, segundo o presidente, "medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos". 

"A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações", diz trecho da nota.

Lula disse ainda que está "certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça vai comprometer comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito".

Confira a nota completa:

Nota sobre medida dos EUA contra ministros da Suprema Corte

Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos.

A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações.

Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram