Socialite.activate (elemento, 'Widget');

Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Jornal afirma que Lula não deveria disputar eleição de 2026 "por ser tão idoso"

O jornal britânico The Economist afirmou, em matéria publicada na terça-feira (30), que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria concorrer às eleições presidenciais de 2026. Segundo afirmou a matéria, o principal motivo para o petista não concorrer é a idade.

“Lula tem 80 anos. Apesar de todo o seu talento político, é simplesmente arriscado demais para o Brasil ter alguém tão idoso no poder por mais quatro anos. Carisma não é escudo contra o declínio cognitivo”, afirmou o jornal.

O texto ainda comparou que o presidente brasileiro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que abandonou a disputa política contra Donald Trump devido a comorbidades da idade avançada. “Os brasileiros têm motivos para comemorar a sobrevivência de sua democracia. Mas merecem opções melhores”

“Lula é apenas um ano mais novo do que Joe Biden era no mesmo período do ciclo eleitoral de 2024 nos Estados Unidos, e isso terminou de forma desastrosa. Ele parece estar em muito melhor forma do que Biden estava, mas teve alguns problemas de saúde. O presidente faria um favor ao seu país e consolidaria seu legado — algo que Biden não fez”, completou.

Ao comentar os opositores políticos, especialmente o movimento bolsonarista, o The Economist criticou a escolha do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), par as eleições de 2026. O político optou pelo filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (PL), como o candidato da direita para as eleições.

De acordo com a matéria  "Flávio é impopular, ineficaz e quase certamente perderá a disputa”.

O editorial aponta que há nomes mais competentes que Flávio, mas que o principal entre eles é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Freitas já tem uma ligeira vantagem nas pesquisas contra Lula do que Flávio, apesar de não ser oficialmente candidato e se recusar a dizer se o fará”.

“Bolsonaro pode acabar percebendo que Flávio não tem chances e mudar seu apoio para Freitas. De qualquer forma, Freitas deveria ter a coragem de se lançar na disputa. Ao contrário dos Bolsonaros, ele é ponderado e democrata. Ao contrário de Lula, ele tem apenas 50 anos”, concluiu. 

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram