O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso sobre vendavais que devem atingir a região Nordeste nesta quarta-feira (28). A notificação, válida até a sexta-feira (30), classifica os fortes ventos como “Perigo Potencial”, uma vez que eles podem variar entre e 40 km/h e 60 km/h.
Todas as regiões de Pernambuco, Sertão, Agreste, Região Metropolitana e Zona da Mata, devem ser atingidas pelo vendaval e, por conta disso, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é recomendado que as janelas e portas fiquem fechadas, os aparelhos elétricos fiquem desligados e que a pessoa busque um abrigo seguro.
Agosto é conhecido nacionalmente como o “Mês dos Ventos” e isso acontece porque o Sol aquece de diferentes maneiras nas partes do planeta. Com isso, há alteração na pressão atmosférica, originando os ventos.
Em agosto, o Brasil tem um centro de alta pressão no Atlântico-Sul, que modula nossos ventos e faz com que eles fiquem mais intensos. Neste período, as rajadas de vento podem chegar a 70 km/h
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no litoral de Pernambuco, a média da velocidade dos ventos no mês de agosto é de 11.2 km/h.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.