A Globo decidiu abrir uma auditoria interna para apurar a relação entre o apresentador Luciano Huck e o banqueiro Daniel Vorcaro, que está preso no âmbito das investigações envolvendo o Banco Master. Segundo informações do colunista Alessandro Lo-Bianco, do portal iG, a auditoria foi autorizada pelo conselho do Grupo Globo.
A medida ocorre após a Polícia Federal encontrar, no celular de Vorcaro, mensagens que indicam contato frequente com Huck. Os diálogos tratam de viagens, encontros, empréstimos de aeronaves e acordos comerciais relacionados ao Will Bank e ao programa "Domingão com Huck".
Segundo informações divulgadas neste sábado (3) pelo portal iG, a autoria deverá apurar o histórico da relação entre o apresentador e o banqueiro. O trabalho deve incluir a análise de contratos, negócios firmados, comunicações e demais circunstâncias relacionadas às conversas identificadas no aparelho. A previsão é de que o procedimento seja concluído em cerca de 30 dias.
Mensagens revelam contatos frequentes
As mensagens encontradas no celular de Vorcaro indicam que Huck e o banqueiro mantinham contato desde 2023.
Conforme noticiou a revista Veja, os dois tiveram uma parceria que envolveu encontros, jantares e negócios de grande porte, como a coprodução e patrocínio do banco Will Bank ao programa Domingão com Huck.
De acordo com mensagens do apresentador, os acordos renderam 83 milhões de reais em mídia para a TV Globo. Huck faturou 26 milhões de reais em um contrato pessoal. Além disso, eles foram sócios em um avião executivo. As conversas também revelam articulações de reuniões políticas e esportivas, como um encontro com o ex-jogador Ronaldo Fenômeno para discutir uma candidatura à presidência da CBF.
Huck usou aeronaves de Vorcaro para viagens de trabalho e missões humanitárias, como em deslocamentos para Canoas (RS) e Varsóvia (Polônia). Em troca, o apresentador ajudou a conseguir tratamento VIP para a família do banqueiro na Disney, deu conselhos de gestão de imagem e de compliance, e intermediou contatos com o alto escalão da Globo para expandir a parceria comercial.
Defesa de Huck nega sociedade
Após a divulgação do conteúdo das mensagens, a defesa de Luciano Huck afirmou que o vínculo comercial com Vorcaro estava relacionado à contratação do Will Bank para ações de patrocínio no "Domingão com Huck".
O apresentador nega ter mantido sociedade com o banqueiro. Segundo a defesa, os acordos foram realizados formalmente, com contratos, emissão de notas fiscais, pagamento de impostos e execução dos serviços previstos.
Ainda de acordo com os advogados, os contratos relacionados a publicidade e imagem foram encerrados antes da intervenção do Banco Central no Will Bank.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram
