Pesquisa do PoderData realizada de 16 a 18 de dezembro de 2023 mostra que 46% dos beneficiários do Bolsa Família aprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os que desaprovam nesse grupo são 44%. Outros 10% não souberam responder.
Por considerar um estrato menor, a margem de erro nesse recorte (6,2 p.p.) é maior que na população total da pesquisa (2 p.p.). Logo, os números indicam um empate técnico entre a aprovação e a desaprovação.
O programa, criado em 2003, no 1º ano do 1º mandato de Lula, havia sido substituído pelo Auxílio Brasil no governo Bolsonaro e foi renomeado em março deste ano. Desde abril, os índices de aprovação e desaprovação do governo entre os beneficiários têm oscilado, mas está estável desde setembro.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 16 a 18 de dezembro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 244 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
