A embaixada dos Estados Unidos (EUA) do Brasil afirmou que tem acompanhado “de perto” as investigações contra Jair Bolsonaro (PL) e a família. Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (9), foi informado que o ex-presidente sofre “perseguição política [que] envergonha e desrespeita as tradições democráticas do Brasil”.
“Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação”, disse a embaixada dos EUA em nota enviada ao Metrópoles.
“Não comentamos sobre as próximas ações do Departamento de Estado em relação a casos específicos”, acrescentou a entidade.
O comunicado foi divulgado após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornar Jair Bolsonaro e outros sete aliados réus em uma ação penal sobre uma suposta tentativa de golpe.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou o ex-presidente e os demais aliados como núcleo central da “organização criminosa”.
Apoio internacional
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa de Jair Bolsonaro segunda-feira (7). Através da rede social Truth Social, o republicano afirmou que “o único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil – chama-se eleição”.
O mandatário norte-americano pediu ainda para que deixassem “Bolsonaro em paz”.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram