O Governo Federal pagou um valor de 1,5 bilhão de reais, relacionado ao Bolsa Família, para pessoas estrangeiras em 2024.
Segundo informações veiculadas pelo portal Conexão Política, baseadas na Lei de Acesso à Informação (LAI) e no Censo do IBGE 2022, 188 mil estrangeiros regularizados têm acesso a esse benefício e 404.519 é o total de pessoas incluídas em núcleos familiares. Esse número chega a ser 40% do número total de estrangeiros.
A legislação do Brasil possibilita que imigrantes com moradia regular possam entrar no programa, até mesmo que não tenham tempo mínimo de estadia no país. Imigrantes ilegais não conseguem o benefício.
Ainda de acordo com os dados do Censo, as pessoas nascidas fora do país que foram atendidas pelo Bolsa Família aumentaram mais de 6 vezes (de 59.980 para 404.519).
Os motivos deste crescimento são por causa do aumento do programa na época da pandemia e de uma mudança realizada depois do Governo Lula (PT), em 2023. O aumento de estrangeiros é causado muito por causa do fluxo migratório realizado por pessoas vindas da Venezuela.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram