Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Itamaraty aciona embaixada dos EUA após nota defender Bolsonaro: "Perseguição vergonhosa"

Em apoio a nova declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a embaixada norte-americana afirmou, nesta quarta-feira (9), que Jair Bolsonaro (PL) está sofrendo uma “perseguição vergonhosa”. A embaixada ainda cita que as ações contra o ex-presidente ferem os princípios democráticos brasileiros.

“Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação”, diz um trecho da nota.

Após a publicação, o Ministério das Relações Exteriores informou que irá convocar  encarregado de Negócios da embaixada dos Estados Unidos (EUA), Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos sobre a declaração em favor de Bolsonaro.

Donald Trump defende o ex-presidente

Na última terça-feira (8), Trump já havia pedido que deixassem Bolsonaro em paz, chamando as investigações contra o político brasileiro de “caça as bruxas”.

“O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Vou acompanhar muito de perto essa CAÇA ÀS BRUXAS contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores”.

O ex-presidente do Brasil é réu em no Supremo Tribunal Federal (STF) acusado de participar do “núcleo crucial” da trama golpista, que pretendia mantê-lo no poder, após perder as eleições de 2022. Ele também foi considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram