Dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reagiram com desdém às três reivindicações apresentadas por Eduardo Bolsonaro (PL) após os novos ataques de Donald Trump ao ministro Alexandre de Moraes.
Em conversa com a coluna Metrópolis, os magistrados afirmaram que as demandas nem sequer serão debatidas internamente.
“Ah! Fala sério!”, respondeu um influente ministro, com tom de incredulidade, ao ser informado sobre os pedidos do parlamentar. “Chance zero, obviamente”, completou outro integrante da Corte.
As solicitações de Eduardo Bolsonaro surgiram depois que Trump acusou o Judiciário brasileiro de promover uma "caça às bruxas" e perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ministro Gilmar Mendes usou o X (antigo Twitter) para declarar que "nenhuma Suprema Corte sofreu ataques tão virulentos" quanto a do Brasil.
As decisões judiciais e a conformação de direitos fundamentais no Estado democrático de direito são inerentemente responsivas aos riscos factuais de violação da ordem jurídica.
O que nenhuma outra democracia contemporânea enfrentou: uma tentativa de golpe de Estado em plena luz…
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) July 10, 2025
O que nenhuma outra democracia contemporânea enfrentou: uma tentativa de golpe de Estado em plena luz do dia, orquestrada e planejada por grupos extremistas que se valeram indevidamente da imunidade irrestrita das redes sociais.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram