Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Quaest: Maioria dos brasileiros não querem nem Lula nem Bolsonaro em 2026

A nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (17) mostra que maioria do eleitorado não quer nem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo Palácio do Planalto no ano que vem. 

De acordo com o levantamento, 58% dos entrevistados dizem que Lula não deveria se candidatar à reeleição, contra 38% dos que consideram que ele deve disputar. Outros 4% não sabem ou não responderam.

Em comparação com a última pesquisa, divulgada em maio, houve uma queda de oito pontos percentuais nos que são contra Lula tentar se reeleger. Por outro lado, houve um crescimento de seis pontos percentuais nos que apoiam uma nova candidatura.

No caso de Bolsonaro, 62% dos entrevistados dizem que Bolsonaro deve abrir mão da disputa presidencial de 2026 e apoiar outro candidato. Para 28%, defendem a candidatura do ex-presidente. Não sabe ou não respondeu ficou em 10%.

Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-presidente ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em comparação com a última pesquisa, divulgada em maio, houve uma queda de três pontos percentuais nos que não querem ver Bolsonaro como candidato em 2026. Já entre os que defendem a candidatura do ex-presidente, houve uma alta de dois pontos percentuais.

Foram entrevistadas 2.004 pessoas pela Quaest, pessoalmente, entre 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. 

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram