O “advogado da erva”, preso em flagrante por vender entorpecentes pelo Instagram é Nicolau Tossani Fortuna (foto em destaque), 31 anos. Ele foi detido na manhã desta quarta-feira (2/7) por policiais civis da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), em Vicente Pires (DF).
Durante a operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) de combate ao tráfico, os investigadores apreenderam mudas e sementes de maconha, além de derivados de planta.
Veja:
Atuação
A PCDF descobriu que o advogado vendia maconha e derivados dela em um perfil aberto no Instagram.
Nas postagens, Nicolau mostrava variedades de plantas e mudas, de diferentes espécies e com variadas concentrações de THC, bem como dava instruções sobre o cultivo de maconha.
Nicolau já havia sido preso em 2024, em uma operação contra a venda de anabolizantes, ocasião em que também foram apreendidas plantas de maconha.
O caso demonstrava uma “atuação reiterada e organizada”, segundo a Cord, com tráfico interestadual de entorpecentes e parcerias comerciais, como junto a um banco de sementes.
As drogas oferecidas nas mídias sociais podiam chegar a crianças, adolescentes e outros grupos vulneráveis, segundo os investigadores, sob alegação baseada em supostos efeitos medicinais das substâncias.
Nicolau foi autuado por tráfico de drogas praticado por meio de recursos cibernéticos; crimes contra adolescentes; e delitos ambientais conexos, por produção, processamento e difusão de mudas, sementes e derivados da Cannabis (maconha).
Se condenado, ele pode receber pena de até 33 anos de prisão. (Via Na Mira)
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram