Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Quem é o “advogado da erva” que cultivava e vendia maconha nas redes

O “advogado da erva”, preso em flagrante por vender entorpecentes pelo Instagram é Nicolau Tossani Fortuna (foto em destaque), 31 anos. Ele foi detido na manhã desta quarta-feira (2/7) por policiais civis da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), em Vicente Pires (DF).

Durante a operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) de combate ao tráfico, os investigadores apreenderam mudas e sementes de maconha, além de derivados de planta.

Veja:

Atuação

A PCDF descobriu que o advogado vendia maconha e derivados dela em um perfil aberto no Instagram.

Nas postagens, Nicolau mostrava variedades de plantas e mudas, de diferentes espécies e com variadas concentrações de THC, bem como dava instruções sobre o cultivo de maconha.

Nicolau já havia sido preso em 2024, em uma operação contra a venda de anabolizantes, ocasião em que também foram apreendidas plantas de maconha.

O caso demonstrava uma “atuação reiterada e organizada”, segundo a Cord, com tráfico interestadual de entorpecentes e parcerias comerciais, como junto a um banco de sementes.

As drogas oferecidas nas mídias sociais podiam chegar a crianças, adolescentes e outros grupos vulneráveis, segundo os investigadores, sob alegação baseada em supostos efeitos medicinais das substâncias.

Nicolau foi autuado por tráfico de drogas praticado por meio de recursos cibernéticos; crimes contra adolescentes; e delitos ambientais conexos, por produção, processamento e difusão de mudas, sementes e derivados da Cannabis (maconha).

Se condenado, ele pode receber pena de até 33 anos de prisão. (Via Na Mira)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram