O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o seu perfil na rede social Truth Social nesta segunda-feira (7), para sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por uma atuação em suposta trama golpista, e está inelegível.
“O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo POVO. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país — também, um negociador muito duro em comércio”, escreveu Trump.
O presidente dos EUA avaliou a vitória do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022 contra Bolsonaro, como “muito apertada” e destacou que agora “Bolsonaro está liderando nas pesquisas”. Trump ainda acusou a justiça brasileira de perseguir o ex-presidente brasileiro.
“Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político — algo que eu sei muito sobre! Aconteceu comigo, vezes 10, e agora nosso país é o 'mais quente' do mundo! O Grande Povo do Brasil não vai tolerar o que eles estão fazendo com seu ex-presidente”, escreveu Trump.
“Estarei assistindo à caça às bruxas de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil — chama-se eleição. Deixe Bolsonaro em paz”, concluiu Trump.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram