Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Joel da Harpa cobra mudança em Código Disciplinar da PMPE


O deputado Joel da Harpa (PTN) defendeu, nesta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a revisão do Código Disciplinar dos Militares do Estado de Pernambuco (Lei 11.817/2000). O parlamentar citou o caso de um bombeiro, punido com detenção por 30 dias, por se recusar a retirar os óculos escuros ao entrar em formação diante de um oficial, para promover a mudança na lei.

De acordo com o deputado, a punição ao sargento Cristiano José Galvão Faria, do Grupamento de Busca e Salvamento de Abreu e Lima, foi arbitrária. “O código disciplinar é arcaico e prejudica principalmente os praças. Ele dá margem para que alguns superiores o utilizem para prejudicar um subordinado por questões pessoais. Diversos companheiros têm passado por situação de prisão por motivos irrisórios”, manifestou.

O deputado Rodrigo Novaes (PSD), sugeriu que seja criada uma comissão especial na Assembleia Legislativa para tratar do assunto. O parlamentar propôs que o colegiado seja coordenado pelo próprio Joel da Harpa, para propor mudanças na legislação. “Observa-se de maneira clara que há situações que não condizem com o interesse público. Um sargento preso deixa de estar cumprindo seu dever com a sociedade, na rua”, acrescentou.

Já o deputado Odacy Amorim (PT) sugeriu que Joel buscasse o comando do Corpo de Bombeiros para tratar do assunto e indicou que o tema poderia também ser discutido na Comissão de Cidadania. “Estamos diante de um grande problema, a ameaça de greve da Polícia Militar. É importante que o Governo encontre formas de dialogar para evitar esse extremo. Discutir uma situação como essa é uma coisa que eu entendo como desnecessária”, disse.

“Estamos à beira de um movimento, mas é preciso também, nesse momento, discutir a mudança do Código Disciplinar”, respondeu o Joel da Harpa, que afirmou ter buscado o comando da corporação para tratar do caso do sargento Galvão. (Via: Blog da Folha PE)

Blog: O Povo com a Notícia