Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Paulo Afonso: Índios Tuxá invadem APA e cobram reassentamento








Homens, mulheres, idosos e jovens, Índios Tuxá que vieram da cidade de Rodelas-BA, para reivindicar assentamento e indenização para famílias cujas terras foram cobertas pelas águas do rio São Francisco durante a construção da Usina Hidrelétrica de Luiz Conzaga (PE), em 1988, conhecida como Itaparica, afirma que só deixam o prédio da APA depois que seja feito um acordo com representantes da Chesf, Funai e MP.Tudo poderá ou não ficar decidido na reunião que deverá acontecer no prédio da APA.
Segundo os líderes da manifestação, é esperado que a Chesf atenda as reivindicações colocadas em pauta e entregue pela comissão a diretoria da Chesf, na última manifestação ocorrida há seis anos. "O homem sem terra não é nada.
 Precisamos da terra. Sem ela, a gente vê o que acontece lá na localidade, o alto índice de prostituição, o aumento do consumo de droga, o alcoolismo e a ociosidade e o dinheiro que foi destinado para os índios foi gasto e agora sem terra para trabalhar e sem dinheiro. Há mais de 20 anos mais de 400 famílias cadastradas pela Chesf e não reassentadas, cobram da empresa o tão esperado reassentamento". Comenta um dos lideres da manifestação.

 

Os manifestantes só deixarão o prédio da Chesf depois que seja discutido com a comissão e os índios
[assentados], a pauta de reivindicações e depois que um acordo for feito e assinado com testemunhas.

Os índios Tuxá afirmam que já existe um termo de ajustamento de conduta de seis anos atrás, com o Ministério Público onde a Chesf ficou de cumprir e não cumpriu três das dezesseis solicitações feita na época e, por conta disso os índios estão decididos a não ir embora e passaram a noite no prédio da APA, caso seja necessário..

A Chesf até o momento não comunicou a imprensa nenhuma nota sobre o acontecido.

Blog o povo com a notícia