Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 4 de março de 2021

BA, RJ,CE, PE e SP registraram cinco crimes contra a mulher por dia, diz estudo

O estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo registraram, por dia, cinco crimes contra a mulher em 2020. O número será divulgado nesta quinta-feira (4) pela Rede de Observatórios de Segurança, entidade que monitora indicadores de violência nesses cinco estados.

Foram monitorados 1.823 casos de crimes contra a mulher ao longo do ano passado, sendo 449 feminicídios. A Rede de Observatórios constatou que em 58% dos casos de feminicídios e 66% dos casos de agressão, os criminosos eram companheiros da vítima.

A análise é realizada a partir do que circula na imprensa e nas redes sociais sobre violência e segurança. Todos os dias, as pesquisadoras leem dezenas de veículos de imprensa, coletam informações e alimentam um banco de dados que posteriormente é revisado e consolidado.

São oito categorias de crimes contra mulheres: tentativa de feminicídio e feminicídio são os maiores registros no banco da entidade.

O estado de São Paulo é o estado com os piores índices entre os cinco: foram apurados 200 casos de feminicídio, 384 de tentativa e 118 de estupro no ano passado.

Um aspecto preocupante é que a Rede de Observatórios encontrou mais casos de feminicídios do que o oficialmente foram registrados pelo governo de São Paulo. Enquanto notícias e postagens em redes indicam que foram 200 feminicídios, os dados oficiais registraram apenas 169 óbitos.

Isso não quer dizer, segundo a entidade, que as mortes não estejam sendo registradas pelos órgãos oficiais, mas pode ser um alerta de que casos possam estar sendo registrados de maneira errada. O mesmo ocorreu em Pernambuco e no Ceará.

O estado de Pernambuco foi o segundo estado com mais casos encontrados pela entidade: 82. Os dados oficiais, entretanto, apontam 75 casos.No Ceará, terceiro estado com mais feminicídio dentre os cinco, foram encontrados 47, e o governo registrou apenas 27, segundo apourou o colunista Guilherme Amado da revista Época.

Blog: O Povo com a Notícia