A sensibilidade à ansiedade trata-se do medo que algumas pessoas têm das sensações corporais relacionadas à ansiedade, como coração acelerado, suor ou falta de ar. A informação é do Dr. Jairo Bouer.
Uma pesquisa revelou que pessoas com alta sensibilidade à ansiedade tendem a se envolver menos em atividades físicas. Quanto mais intensa é a atividade, mais forte é essa ligação, de acordo com um artigo publicado no periódico Mental Health and Physical Activity.
Estudos anteriores já comprovaram que a prática de exercícios físicos é fundamental para melhorar o bem-estar e até mesmo prevenir e aliviar sintomas de diversos transtornos de saúde mental, incluindo a ansiedade.
No entanto, pessoas com alta sensibilidade à ansiedade tendem a adotar comportamentos menos saudáveis, como o uso de substâncias (como álcool e drogas) na tentativa de aliviar os sintomas. Além disso, elas evitam atividades que possam aumentar a frequência cardíaca e a transpiração, o que inclui os exercícios físicos.
É importante levar em consideração essa questão ao recomendar a prática de atividades físicas para pessoas que sofrem desse tipo de ansiedade. É possível que elas se beneficiem de um acompanhamento mais próximo durante os exercícios físicos, bem como de um aumento gradual da intensidade.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.
Assista: