Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 22 de julho de 2025

EUA deixam Unesco e acusam organização de promover “retórica anti-Israel”

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (22) que estão deixando a Unesco, organização ligada às Nações Unidas, para tratar de temas ligados à Educação, a Ciência e a Cultura. O anúncio ocorre  dois anos após o país ter voltado a integrar o organismo.

De acordo com a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, a saída dos EUA da Unesco acontecer pelo fato da organização promover “causas sociais e culturais divisivas” e pela decisão da agência de admitir o Estado da Palestina como membro pleno é “altamente problemática, contrária à política dos EUA e contribuiu para a proliferação de retórica anti-Israel dentro da organização”.

Esta é a terceira vez que os EUA deixam a Unesco, sendo a segunda durante um governo Trump. Ele já havia anunciado a saída do país da agência durante seu primeiro mandato (2017-2021). Os EUA só voltou cinco anos depois, já no governo Biden. A nova saída deve entrar em vigor no fim de dezembro de 2026.

Dirigentes da Unesco já esperavam pela nova saída dos Estados Unidos da organização, especialmente depois da decisão de Trump em retirar o país da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Acordo de Paris (pacto contra o aquecimento global). 

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram